INDICAÇÃO: tratamento de mamas aumentadas em homens. O aumento mamário nos homens pode ser por aumento real da glândula (hipertrofia – ginecomastia verdadeira) ou por excesso de tecido adiposo na região (pseudo- ginecomastia). Importante avaliação hormonal completa prévia bem como exame de imagem (ultrassom) para avaliar causa do aumento das mamas (hormonal, uso de anabolizantes, tumores, etc.).

PROCEDIMENTO: Quando há presença de glândula aumentada, retira-se o excesso desta por meio de pequenas incisões na parte inferior das aréolas. Já nos casos de tecido adiposo apenas, pode-se diminuir o volume mamário por meio de uma lipoaspiração localizada. Se a flacidez e a queda são muito importantes, podem ser necessárias incisões semelhantes à cirurgia de sustentação mamária feminina (Mamopexia).

TEMPO: 45 minutos a 1:30 h. Ambulatorial.

ANESTESIA: Local, peridural (na coluna – a mesma de uma cesariana) com sedação ou geral.

PÓS-OPERATÓRIO: Curativos diários nas incisões. Massagens suaves nas mamas. Uso de cinta (faixa) elástica no tórax por 30 dias. Bolsa de gelo nos primeiros dias ajuda no inchaço, roxos e alívio da dor. Evitar esforços e elevação dos braços no primeiro mês. Retirada de pontos em 7-10 dias.

RESULTADO: Varia de 1 a 3 meses. Ocorre inchaço importante que cede dentro de 30 dias. Roxos na pele (hematomas) são normais e desaparecem em 2 a 3 semanas. Pode haver aparência pele murcha devido ao desinchar natural, que se estica e normaliza dentro de alguns meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *