Consiste basicamente na remodelação dos grandes e pequenos lábios vaginais, a fim de aumentar o volume ou diminuir quantidade de pele no local.
Os grandes lábios (vulva) podem ser aumentados no seu volume através de lipoenxertia (enxerto de gordura) ou preenchedores tais como ácido hialurônico. Ou quando indicada diminuição do volume destes, bem como da região pubiana como um todo (“monte de vênus”), uma lipoaspiração localizada pode ser realizada, isoladamente, ou associada à outras cirurgias. É uma região bastante delicada e sensível, com uma rede de vasos sanguíneos importante, causando um intenso edema e hematoma no pós-operatório, que involui sozinho dentro de 1 a 2 meses.
Já com relação aos pequenos lábios (mais internos, próximos à vagina), uma frequente solicitação por parte das pacientes é a redução da quantidade de pele e mucosa que muitas vezes, em excesso, fica pendente, causando incômodo e constrangimento. A cirurgia é bastante simples, podendo ser inclusive realizada sob anestesia local, onde remove-se o excesso de pele e mucosa do local, deixando aspecto mais natural para a abertura vaginal, com sutura externa absorvível (sem necessidade de retirar pontos).