INDICAÇÃO: consiste no tratamento de abaulamentos na região umbilical causados pela presença de tecido adiposo (gordura) interna da parede abdominal ou da região intra-abdominal, ou mesmo alça de intestino, causado por fraqueza da parede muscular nessa região, principalmente por excesso de peso (obesidade), gestação, outras condições que promovam aumento crônico da pressão intra-abdominal, ou ainda constitucional (sem causa aparente). O conteúdo da hérnia pode ficar preso através do orifício interno da hérnia na musculatura, inflamando e causando dor e desconforto.
PROCEDIMENTO: O tratamento consiste em uma pequena incisão na parte inferior ou circular do umbigo, identificação da hérnia, liberação da mesma, fechamento do defeito na parede muscular e sutura do umbigo. Quando a hérnia é muito volumosa ou a parede é muito fraca, utiliza-se de uma tela especial que é suturada junto à musculatura para reforçar a parede. Pode ser realizada isolada ou associada a uma lipo/plástica abdominal.
TEMPO: 1 hora. Ambulatorial.
ANESTESIA: local, Peridural/raquidiana (na coluna – a mesma de uma cesariana) ou geral quando associada à cirurgia maior.
PÓS-OPERATÓRIO: Curativo local (interno no umbigo e externo), evitar esforço físico por 3-4 semanas. Retirada de pontos em 15 dias.
RESULTADO: Imediato.