INDICAÇÃO: preenchimento de sulcos e vincos estáticos ou como volumétrico, ou seja, preenchedor para dar volume em determinadas áreas da face ou do corpo. Atualmente é o tratamento de escolha para sulcos faciais (“bigode chinês”), aumento de lábios, rugas periorais finas, aumento de malares (“maças do rosto). Também bastante utilizado para delineamento de contorno mandibular, aumento de queixo, irregularidades em dorso nasal ou elevação de ponta, preenchimento de olheiras fundas. Por ser uma substância produzida no próprio organismo, o ácido hialurônico sintético é muito bem aceito, com baixa taxa de reações alérgicas. Já no corpo, pode ser utilizado para preenchimento de depressões corporais como celulite severa, cicatrizes deprimidas, ou para aumento de volume em glúteos e outras áreas musculares como braços e panturrilhas, etc. (embora o tratamento de escolha sejam próteses ou enxertos de gordura). Além do próprio preenchimento, há também estímulo para formação de novo colágeno no local, melhorando mais o resultado a longo prazo.
PROCEDIMENTO: Em forma de gel estéril, o ácido hialurônico já vem pronto para aplicação em seringa de 1 a 1,5ml com agulha fina. São feitas aplicações diretamente nos locais a serem tratados, em plano subdérmico para tratamento de sulcos e vincos ou subcutâneo mais profundo para dar volume. A quantidade de gel (número de seringas) vai sendo avaliada conforme a necessidade e visualização do resultado imediato.
TEMPO: 30 a 45 minutos. Realizado em consultório.
ANESTESIA: Não é necessário. Pouca ardência nas aplicações, suportável.
PÓS-PROCEDIMENTO: Pequenas marcas avermelhadas puntuais ficam na região da aplicação, desaparecendo em poucas horas. Bolsas de gelo podem ser aplicadas logo a seguir e nas primeiras 24h. Evitar movimentação muscular em excesso nas primeiras 72 horas. A área aplicada fica levemente endurecida devido à presença do gel, amaciando em 24-48h horas. Se houver hiperemia (vermelhidão) mais acentuada local, compressas frias podem ser aplicadas, bem como uso de anti-inflamatórios. Raramente pode haver obstrução de vasos sanguíneos da pele pelo gel durante a aplicação, podendo ocasionar sofrimento da pele acometida (palidez). Tal situação pode ser neutralizada imediatamente com aplicação local de hialuronidase (neutralizante total do ácido hialurônico), com melhora imediata da pele. O neutralizante pode também ser utilizado em locais onde foi aplicado gel em excesso (para diminuir o volume).
RESULTADO: Imediato. Melhora progressiva dentro do primeiro mês. Duração do resultado depende da quantidade do produto aplicado em cada local. Varia de 12 a 18 meses. Pode ser repetido após esse período.